Hernioplastia Inguinal (técnica aberta)

A hernioplastia inguinal pela técnica aberta (conhecida como cirurgia de Lichtenstein) é a operação mais realizada no mundo para correção de hérnias inguinais devido à sua simplicidade técnica, poucas complicações e taxas de recidiva (voltar o problema após a cirurgia) menores do que 1%.

Preparo Pré-operatório

• Há necessidade de exames pré-operatórios dependendo da idade e presença de doenças associadas.

• A internação será realizada 2 horas antes do procedimento.

• Há necessidade de jejum de 8 horas para sólidos e 4 horas para liquidos transparentes.

• Tome todos os seus medicamentos de uso habitual nos horários prescritos com pouca água ( somente o necessário para engolir o comprimido).

• Não há necessidade de realizar tricotomia ( raspagem dos pelos), isto será realizado no centro cirúrgico.

• Será realizada Raquianestesia.

• Após o início do procedimento o paciente será sedado e, geralmente, não lembra deste período.

Durante a cirurgia

• Durante a cirurgia os acompanhantes devem aguardar na sala de espera do centro cirurgico. Ao término do procedimento o cirurgião os convocará para passar algumas orientações.

• O tempo estimado para o procedimento será de 2 horas ( podendo ocorrer variações grandes, sem que isso signifique que algo deu errado)

As complicações do procedimento são:

• Hematomas ( áreas arroxeadas na pele) abaixo da incisão, na bolsa escrotal e pênis

• Edema ( inchaço) da região

• Parestesia ( sensação de formigamento e de diminuição da sensibilidade abaixo da incisão)

• Infecção da ferida operatória

• Recidiva ( voltar a hérnia)

Animação que demonstra a técnica cirúrgica utilizada

Pós-operatório

A recuperação pós-operatória é rápida. A maioria dos pacientes fica internada no hospital somente 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, que não necessitem esforço físico excessivo, em 1 ou 2 semanas. O paciente deve seguir algumas orientações:

• Não há restrição de dieta, contudo, nos primeiros dias, o paciente pode apresentar náuseas e vômitos, devido aos medicamentos e anestésicos recebidos.​ Se você tiver náuseas e vômitos, alimente-se somente de líquidos em pequenas quantidades de cada vez. Estes sintomas geralmente desaparecem em 1 ou 2 dias. Se as náuseas e vômitos persistirem após este período, agende um retorno precoce.​

• As incisões são fechadas com pontos. É comum que ocorra hematoma ou pequenos sangramentos pelas incisões, na base do pênis ou na bolsa escrotal (grandes lábios nas mulheres). Entretanto, se o corte estiver com aparência de infecção (vermelho, com secreção de pus ou com cheiro forte), agende retorno precoce.

• Evite ficar muito tempo deitado ou sentado e ande várias vezes ao dia.

• É permitido fazer caminhada, subir/descer escadas, dirigir e ter relações sexuais assim que tais tarefas sejam possíveis sem esforço e incômodo excessivo.

• Após 2 semanas o paciente será reavaliado pelo médico e se estiver em condição será liberado para levantar peso. Durante estas primeiras semanas de pós-operatório somente será permitido levantar o equivalente a 20% do peso do paciente ( pessoa com 70kg pode levantar 14kg ou o equivalente a 2 saquinhos de supermercado cheios).