• Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2019 por Dr. Artur Reis

Opções de tratamento

 

Há pouco tempo atrás, o tratamento de pacientes com câncer peritoneal era considerado um esforço inútil. Naquela época, esses pacientes normalmente viviam apenas alguns meses após o diagnóstico, dependendo da gravidade da doença, da condição do paciente e da origem do câncer peritoneal.

 

Ao longo das duas últimas décadas, essa perspectiva mudou e muitos hospitais em todo o mundo agora oferecem tratamento para pacientes selecionados com câncer peritoneal. O tratamento é desafiador e requer profissionais médicos com especialização específica em câncer peritoneal.

 

O tratamento ideal para cada paciente depende de muitos fatores, incluindo idade, condição geral, origem e gravidade do câncer peritoneal. Idealmente, os pacientes com câncer peritoneal são avaliados por uma equipe multidisciplinar composta por oncologista clínico, cirurgião, radiologista dedicado e patologista com conhecimento sobre câncer peritoneal.

 

Mesmo hoje, o tratamento pode não ser possível para todos os pacientes. Existem alguns casos em que a condição do paciente não permite o tratamento ideal.

Felizmente, alguns tipos de tratamento são possíveis em muitos pacientes. De um modo geral, existem duas estratégias para o tratamento destes pacientes:

Tratamento com intenção paliativa

 

Este tratamento visa melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas do câncer peritoneal, mas não se destina a curar o paciente. Esse tratamento pode incluir diferentes aspectos que vão do alívio da dor e remoção de ascite ao tratamento com quimioterapia sistêmica e cirurgia para resolver a obstrução intestinal.

Tratamento com intenção curativa

 

Este tratamento se esforça para curar o paciente. Esta abordagem é tipicamente um esforço multidisciplinar combinando quimioterapia sistêmica, cirurgia extensiva para remover todas as células tumorais do peritônio e quimioterapia hipertermica intraperitoneal (HIPEC) para destruir células tumorais microscópicas. Mais uma vez, pacientes com câncer peritoneal devem procurar o conselho de uma equipe multidisciplinar com conhecimento específico sobre esta doença sempre que possível para determinar a melhor forma de tratamento.