Sintomas

Nos estágios iniciais, o câncer peritoneal pode ser assintomático. Frequentemente, o câncer peritoneal é descoberto por completa surpresa durante a cirurgia para o tumor primário. Mesmo durante a fase assintomática, a doença pode ser generalizada e avançada, o que suporta a reputação do câncer peritoneal como uma "neoplasia silenciosa".

Quando os nódulos do tumor começam a crescer na superfície intestinal, podem causar obstrução progressiva do trânsito intestinal. Esta obstrução pode resultar em um inchaço desconfortável no abdômen, perda de apetite e peso, náuseas e constipação. Além disso, podem ocorrer sintomas não específicos, como cansaço e dor.

A carcinomatose peritoneal também pode resultar no acúmulo de grandes quantidades de líquido aquoso na cavidade abdominal. Este fenômeno é chamado de "ascite maligna" e, eventualmente, resulta em um aumento da cavidade abdominal. Para pseudomixoma peritonei, as ascite geralmente consistem em mucina (muco). Ascite podem causar sintomas semelhantes aos da obstrução intestinal, mas a ascite também pode levar à falta de ar devido à pressão nos pulmões.

A obstrução intestinal completa, que resulta em vômitos, dor abdominal e incapacidade de comer e beber, é frequentemente um sintoma tardio e grave de câncer peritoneal e pode resultar em uma rápida deterioração da condição clínica do paciente.

Video em inglês informativo aos pacientes portadores de carcinomatose peritoneal. Créditos: Dra. Melissa Teo (Sing Health - Cingapura)